Como Definir o nicho do seu negócio Conhecer seu cliente

Como Definir o seu nicho de mercado e conhecer o seu público-alvo profundamente

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Como definir um nicho de mercado

Esse é o 1º passo para você que está pensando em começar a vender produtos ou serviços pela internet, onde estou compartilhando o passo a passo para você criar um negócio online, seja para o seu projeto próprio, seja para consultoria de marketing digital.

O que Vender pela Internet? Como achar um nicho online ideal e lucrativo?

Com o desemprego crescente, muitas pessoas começam a empreender no mundo digital, e uma das primeiras questões que se deparam é: O que vender pela internet? Vender roupas? Eletronicos? Smartphones? Produtos de beleza, cosméticos, perfumes, sapatos e acessórios, moda íntima, produtos para a saúde, nutrição, livros??? As opções são muitas de verdade!

Mas eu quero chamar a atenção para uma coisa, segundo a própria E-bit, os setores que mais vendem pela internet são: Moda e Acessórios, com participação de 17%. Logo atrás, mantendo a segunda posição, aparece o setor de Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde, com 15%. Seguido de Eletrodomésticos com 12%, Telefonia e Celulares com 8% e Livros/Assinaturas e Revistas, com 8% também.

A primeira coisa que os empreendedores de primeira viagem vão pensar é: opa, vou vender roupas, no segmento de moda e acessórios ou vou vender cosméticos! Eu pensaria a mesma coisa, mas o detalhe é que nos segmentos que mais vendem a concorrência é muita maior, onde disputam grandes empresas com atuação nacional, grandes redes varejistas e atacadistas. Então Marcos, eu não tenho chance nenhuma? Tudo depende do planejamento, e como parte crucial do seu plano de negócio, destaco a definição do nicho de atuação! Você pode perfeitamente escolher o segmento de moda e acessórios, que é o que mais vende hoje na internet e o que tem a maior concorrencia, mas precisa segmentar ao máximo o nicho de atuação, precisa definir muito bem o seu público-alvo, começar regionalmente, focando um ou dois bairros na sua cidade, caso esteja numa capital, por exemplo. Não queira ganhar o mundo logo no inicio, as chances são contra você! Mas traçando uma estratégia local, definindo a faixa etária, qual o sexo ou o nível de renda ideal para o seu produto ou serviço, você estará no caminho certo. Por exemplo, existe hoje lojas virtuais que só vendem camisas para evangélicos, que focam no público jovem, com estampas criativas e o preço adequado para esse nicho.

Podemos pesquisar um segmento com baixa concorrencia na internet, para isso, existem ferramentas online que nos auxiliam, como o Planejador de palavras-chave do Google AdWords e o Google Trends, onde podemos ver a quantidade média de pesquisas que são realizadas por uma determinada palavra ou frase, além do índice de concorrencia e o CPC (Custo por clique) indicado pelo Google, que é uma sugestão do valor que teremos que pagar por cada clique se fizermos um anuncio ligado a tal palavra ou frase no Google Adwords. Veja abaixo um exemplo de como pesquisar um nicho com baixa concorrencia na ferramenta do Google:

Escolhi a palavra-chave "bolo", veja o resultado:

Pesquisa palavra-chave bolo

 

Perceba que a quantidade de pesquisas é alta, mas a concorrencia e o CPC são baixos. Mas ainda não definimos o nicho! Rolando para baixo, vemos sugestões de palavras-chave associadas a bolo, as long tails (cauda longa), que são frases que especificam uma palavra-chave com mais detalhes. Veja no próximo print o termo "bolo de aniversário":

Pesquisa palavra-chave bolo - passo 2

 

Perceba que há uma grande quantidade de buscas pela frase "bolo de aniversário", além de outras variações como "bolos confeitados". O próximo passo seria incluir um filtro por região ou cidade, para ter uma ideia melhor do volume de buscas mensais em sua cidade. Esse exemplo é ideal para as pessoas que querem vender bolos de aniversário pela internet, ou até mesmo para aqueles que queiram promover cursos de como fazer um bolo de aniversário. Imagino que seria um excelente negócio para um confeiteiro ou até mesmo uma pessoa que tem um dom natural para fazer bolos começar a vender online e, além disso, criar cursos dando dicas valiosas para aqueles que queiram aprender e fazer por conta própria.  Trabalhando com a estratégia certa, vejo um potencial de crescimento muito grande para empreendimentos como esse.

Exemplo de Nicho Online

 

Mas não adianta nada se você não souber como fazer um bolo, não é verdade! Então outro ponto muito importante é que você precisa associar o nicho com as suas afinidades e suas expectativas de retorno financeiro, para isso, faça uma lista com até 3 respostas para cada pergunta a seguir:

  1. o que você gosta muito de fazer?
  2. o que você faz que se destaca em relação aos outros? Ou seja, na sua opinião, no que você pode ser o melhor do mundo?
  3. o que pode te trazer o maior retorno financeiro?

Depois, olhe novamente para a lista e faça um filtro, elencando o nicho ideal na sua concepção e a partir daí faça a pesquisa nas ferramentas acima, mãos a obra!

Venda seu conhecimento na internetNessa linha, os produtos ligados ao conhecimento vem se destacando no mercado. As pessoas anseiam por conhecimento, querem aprender como fazer determinada coisa, se especializarem. Por exemplo, se você está lendo este artigo até aqui é porque busca realmente aprender a como vender pela internet e ganhar dinheiro com isso, não é verdade?

Se você tem um conhecimento especifico sobre algum assunto ou alguma atividade, saiba que você pode transformar seu know how em um produto digital e vender pela internet de uma maneira simples e com resultados consistentes. Existem uma infinidade de cursos online, que ensinam a perder peso com saúde, como ser aprovado em concursos públicos, como decorar e transformar a sua casa, como costurar, como tocar um instrumento, enfim... se você domina uma arte, um processo ou uma atividade, pode encontrar um nicho perfeito para começar o seu negócio e vender online todos os dias.

Quem é meu cliente ideal?

Quem é meu cliente idealAgora vamos tratar do público-alvo do seu negócio. Não cometa o mesmo erro da maioria dos empresários iniciantes que se concentram mais em como vender ao invés de se preocupar primeiro em O QUE e PARA QUEM vender. Me diga, o que adianta lançar mão das mais modernas técnicas de vendas online e persuasão do mundo para tentar vender um produto ou serviço que o público que você escolheu não quer, não tem interesse algum!?

Cansamos de ver cases de empresas que investem uma fortuna em campanhas de publicidade que nem chegam a cobrir os custos de aquisição, investem R$ 10.000,00 por mês em campanhas de links patrocinados do Google para venderem R$ 15.000,00, será que estão conseguindo obter lucro realmente? Nesse exemplo o resultado bruto é de R$ 5.000,00, mas e as outras despesas? Os impostos, os custos de logística e de produção do produto/serviço vendido? Enfim, no final das contas acabam tendo prejuízos ou um lucro muito baixo que não remunera o capital do empresário investido! E tudo isso, na maioria absoluta das vezes, por uma razão muito simples: o que estão falando para o seu público não é aquilo que estão procurando, o seu público simplesmente não se importa!

Ao invés de focar somente em qual título de e-mail terá a maior taxa de abertura, ou qual imagem irá gerar mais cliques, qual “gatilho mental” usar em cada chamada, concentre-se em descobrir exatamente o perfil do seu público-alvo ideal, quem é o tipo de pessoa que você irá ajudar e qual o problema irá ajuda-lo a resolver.

Quando você realmente conhece e entende o seu público, conversar, convencer, persuadir e vender se torna algo simples e natural. Não precisamos forçar a barra, entende?

Aqui estão as perguntas principais que você deve responder sobre o perfil do seu cliente:

  1. O que os deixa a noite acordado olhando para o teto?
  2. O que deixa o seu cliente com muito medo?
  3. O que deixa muito irritado?
  4. Quem ou o que deixa o seu cliente irritado?
  5. Quais seriam as suas três grandes frustrações diárias?
  6. Qual o cenário mais provável para o futuro do seu cliente (Pessoal e Empresarial)?
  7. Quais são os seus desejos secretos mais ardentes?
  8. Eles tem algum comportamento padrão para demorar a tomar decisões? Ex: Engenheiro, extremamente analíticos.
  9. Eles tem algum dialeto próprio? (Ex: Marketing digital (Leads, PPC, SEO, Lead frio, ROI, Taxa de conversão, CPL, CPA)
  10. Quem vende algo similar para eles? Como eles vendem?
  11. Quem mais vende algo similar e está falhando? Por que?

Em seguida, defina os dados demográficos que irão lhe auxiliar na criação do seu posicionamento e na mensagem, levando em consideração o sexo, idade, região do seu público.

Qual o diferencial do meu produto ou serviço

 

A visualização do seu cliente

É de suma importância para você, seja como empresário, seja como um especialista em vendas online, conectar-se completamente com o seu público. Visualizar o seu cliente ideal. Experimente sair do comum e tente algo novo. Feche seus olhos e imagine o seu cliente.

Dê um nome, imagine como está a sua vida, o que ele está sofrendo, quais as suas dores, suas dificuldades ligadas ao seu dia a dia. Antes de criar qualquer anúncio ou texto para o seu público, visualize ele chegando no escritório, em casa, ou na faculdade, enfrentando o problema para o qual você irá apresentar a solução. Tente imaginar como ele está se sentindo com aquela situação, o que os familiares estão dizendo, o que os amigos falam sobre o assunto. Isso pode até parecer estranho no começo, mas pode ter a certeza que te ajudará a fazer a diferença. Você passará a escrever melhor, criar ofertas melhores e até mudar a abordagem de vendas do seu produto ou serviço.

"Quem não conhece bem o seu público, não consegue ter um bom atendimento, não consegue criar um engajamento, não cria relacionamento e como consequência, um impacto drástico em suas vendas."

Espero que tenha gostado até aqui. Agora eu gostaria de ouvir o que você tem a dizer sobre esse passo importante que apresentei. Na verdade espero poder contar com a sua experiencia pessoal para enriquecer esse curso e trabalharmos juntos para ajudar outras pessoas, você topa? Então deixe seu comentário aqui!

Até o próximo passo onde falaremos sobre:

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  • Como escolher o domínio campeão?
  • Saiba qual a hospedagem de sites que eu recomendo.
  • Por que o WordPress é a melhor plataforma atualmente? Site Responsivo, o que é isso e para que serve!?
  • Quais as ferramentas de SEO você deve usar e como analisar cada informação para ter um site no Google e um blog otimizado e devidamente indexado na primeira página do Google. Otimização de sites para ter mais visitas, mais clientes e mais vendas!
  • Por que você deve se preocupar com o layout do site, as cores indicadas, como definir a arquitetura da informação? Como diminuir o tempo de carregamento do site?
  • Como definir a linha editorial do Blog?
  • e muito mais…

 

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Sobre o Autor


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Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

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