Conheça a Estratégia de marketing online de US$ 1 Bilhão!

Conheça a Estratégia que deu a Slack 500.000 usuários ativos e a fez uma Empresa de US$ 1 Bilhão!

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O poder dos comentários e feedbacks na internet

 

Slack, um app de busca e mensagens para comunicação interna, tem sido um grande sucesso: em 18 meses desde seu lançamento já teve uma valorização de US $ 1,1 bilhão e 500 mil usuários ativos mensais.

Qualquer um gostaria de ter um crescimento desses em seus negócios, não é verdade?

Bem, há uma estratégia que usaram para alcançar tamanho sucesso em tão pouco tempo: A equipe da Slack fez o feedback dos seus clientes o "epicentro de seus esforços."

O poder de feedback como estratégia de Marketing Online

Se você já ultrapassou os R$ 100.000,00 em receita mensal recorrente ou mesmo se está apenas começando, o feedback de clientes pode servir, diretamente, como uma ferramenta para a aquisição de novos clientes e, indiretamente, como uma ferramenta para impulsionar outros canais de aquisição de clientes, dentro de uma estratégia mais ampla de marketing digital.

Seu valor vai muito além do que apenas a verificação de uma hipótese sobre seu negócio - mas sim todo o caminho para se obter comentários online positivos e recomendações pessoais, que são dois importantes influenciadores de decisões de compra.

Na verdade, as opiniões dos consumidores são a terceira forma mais confiável de publicidade, de acordo com um estudo da Nielsen:

Pesquisa Nielsen

Se 68% dos consumidores baseiam a sua confiança, e, consequentemente, as suas decisões de compra em opiniões on-line, isso é um ativo que você tem que estar capitalizando.

1. Divulgação pessoal

Receber feedback de qualidade pode ser tão simples quanto ir para onde seus clientes estão e oferecer o seu produto grátis - uma espécie de oferta como "levá-lo para dar uma volta rápida" ou um test drive. Isso permite que você facilite seus clientes potenciais a terem uma mentalidade de gratidão com esforço zero.

Lugares para tentar:

  • Conferências ou Congressos
  • Eventos do setor
  • As comunidades online
  • Lojas de Café
  • Encontros de amigos ou familiares

2. A página de destino ou Landing Page 

Verificar uma hipótese ou fazer uma pesquisa sobre o seu produto ou serviço é crucial nos estágios iniciais, tanto no caso de ser apenas uma ideia ou se já é um produto pronto. Aqui é onde as páginas de destino entram. Com a tecnologia atual, você é capaz de fazer testes A / B, quantas vezes e como quiser, recebendo ideias sobre o movimento e re-ajustar o seu produto com base nos resultados. Pense em páginas de destino como uma fonte de ideias para seus produtos ou serviços.

O poder dos comentários e feedbacks na internet

3. Incentivar feedback

Para motivar seus clientes a compartilharem seus pensamentos sobre seu produto ou serviço, dê diversas razões para que transmitam as suas impressões e reações. Mas lembre-se, nunca os obrigue e nem compre o feedback dos clientes, jamais!

Aqui está o que eu recomendo:

  • Apenas pergunte, como faz  a TripAdvisor. Não se pode argumentar com um site com mais de 200 milhões de avaliações e opiniões.
  • Interaja com o público. Faça com que o seu público se sinta engajado, ao responder a qualquer e a todas as perguntas, seja nos comentários de seu blog ou seja nas redes sociais, se torna mais fácil e confortável para eles compartilhar tudo com você, seja bom ou mau.
  • Publicar os comentários em seu site serve como prova social e um grande incentivo para que os outros também compartilhem suas opiniões.

4. Facilite os Feedbacks

Como o Aurelie Chazal recentemente colocou:  "Você não gostaria apenas que pudesse pegar os visitantes do seu site antes de sair, olhá-los nos olhos e perguntar-lhes "POR QUE? Por que você não comprou o meu produto?"

Para melhor ou para pior, não há uma maneira ética de fazermos isso diretamente. No entanto, existem maneiras de tornar mais fácil obtermos um feedback que nos de respostas a essa e outras questões tão importantes quanto para o nosso negócio, vejamos:

1. Via Chat ao vivo

Ser capaz de obter um feedback ao vivo pode ser apenas uma questão de você chegar aos visitantes do seu site com um convite para chat ao vivo. E quando você estiver offline, você pode configurar os plugins de chat para adicionar uma pop-up pedindo que deixem uma mensagem.

Originalmente usado para atendimento ao cliente, bate-papo ao vivo também é um recurso eficiente para recolhermos feedback.

2. Inquéritos ou Pesquisas

Se conduzida pessoalmente, por e-mail, ou direto em seu site, as pesquisas continuam a ser a ferramenta mais eficaz para receber feedback, e feedback de qualidade. Uma pesquisa lhe permite fazer as perguntas importantes. Dica: Usando múltipla escolha, em vez de apenas perguntas abertas irá ajudá-lo a aumentar a taxa de resposta.

3. Uma página separada para Avaliações

Porque os comentários tem total importancia para você e para seus clientes, criar uma página dedicada para ser avaliado deve ser uma prioridade. Torná-lo seu humilde Salão da Fama... e os clientes migram para ela.

4. Integração com Redes Sociais

Oferecendo múltiplas plataformas de prestação de opinião e feedback. Adicionando rede social no conjunto pode ser uma boa ideia, já que se pode fazer um feedback tão fácil como postar um comentário sobre sua página do Facebook ou escrever um tweet de 140 caracteres. Você pode até mesmo ir um passo além e criar perfis de rede social dedicado para determinada oferta de serviço ao cliente e receber o feedback que você necessita.

5. Usando e-mail marketing

Você pode até escrever um e-mail personalizado, usando uma ferramenta de email marketing automatizada, aplicável a maioria de seus clientes, com pouco ou nenhum ajuste. Embora, lembre-se, você não está vendendo, foque em pedir uma opinião!

 

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Sobre o Autor


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Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

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