Email Marketing | Descubra o Segredo para a sua Empresa Vender Mais

Descubra o Segredo para a sua Empresa Vender Mais enviando Emails

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O Segmentação para Email Marketing por interesse

 

No artigo anterior eu falei sobre os erros que a maioria das empresas estão cometendo ao lançarem mão da estratégia de email marketing e que o Segredo não está na lista.

Agora eu vou falar então qual é o GRANDE SEGREDO ultra, power lindo e maravilhoso que você tem que saber de uma vez por todas...

O verdadeiro segredo da Estratégia de Email Marketing está na SEGMENTAÇÃO!

Bom, vamos com calma, a segmentação que fazemos dentro da Visão Estratégica das Campanhas de Vendas Online vai muito mais além do que a qualificação do Público Alvo através do perfil socioeconômico e demográfico, ou seja, precisamos saber se nosso público se concentra em uma determinada região do país ou do mundo, qual o sexo predomina, a faixa etária, o nível de renda, escolaridade, entre outros dados.

Claro, é muito importante conhecermos profundamente o Perfil do nosso Cliente Ideal, o Persona. Eu falo muito sobre isso no meu Mini Treinamento sobre Como Construir sua Presença e Autoridade na internet. Eu te enviei há alguns dias atrás um email com falando sobre ele para você. Espero que tenho assistido!

Segmentação-no-alvo para Email Marketing

 

Bom, mas a verdade é que os empresários estão acostumados hoje a seguinte realidade nua e crua:

“... para aumentar o desempenho da lista de e-mails tem que aumentar o investimento em compra de trafego para aquisição de novos contatos. Afinal, o DINHEIRO está na lista!”

Eu tenho dois pontos para esclarecer isso de uma vez por todas para você. Porque na realidade mesmo o DINHEIRO está na Segmentação:

1º ponto: É possível sim melhorar o desempenho de sua lista de email sem aumentar os custos. E o primeiro passo para chegar lá é a SEGMENTAÇÃO, seguido do ENGAJAMENTO, e depois da OFERTA na quantidade e na hora certa e por último de um bom RESET DE ATENÇÃO. Eu explico cada uma dessas Etapas no plano de ação EMAIL VENDEDOR!

2º ponto: A lista é muito importante, mas não adiantará nada você ter 10 mil, 100 mil, 1 milhão de e-mails na sua lista se ela não for realmente qualificada e segmentada, Além de ser construída com base num processo de RELACIONAMENTO duradouro.

Inclusive, graças às etapas de Segmentação e Engajamento eu consegui revitalizar listas que já estavam bem desgastadas, gerando vendas através dessas campanhas.

Vamos então explicar melhor sobre a Segmentação... ela é a primeira Etapa da estratégia de Email Marketing que faz parte das Campanhas de Vendas Online e é uma das mais importantes, pois se não for realizada da maneira correta desde o início irá comprometer as próximas etapas e os resultados de toda a Campanha.

Não adianta querer vender tudo, para todo mundo, ao mesmo tempo, você precisa focar em um segmento específico do seu público.

Segmentação-Email-MarketingO processo de segmentação consiste em selecionar pessoas da sua audiência de acordo com seus respectivos interesses.

É uma filtragem para que você se dirija apenas às pessoas mais propensas a consumir o produto ou serviço que você deseja oferecer em seguida.

Portanto, o objetivo de usarmos a Segmentação é aumentar as suas taxas de conversão sem a necessidade de aumentar o seu investimento na geração de contatos qualificados (links patrocinados ou compra de tráfego pago no Facebook e Google Adwords).

A Segmentação é como um “quebra-gelo”. Você mostra um assunto e ela entra na sua lista de email, se, e somente se, a pessoa se interessar por esse assunto específico.

Ou seja, fazemos a Segmentação de forma Estratégica com base nos Temas e Mensagens de cada conteúdo relevante que oferecemos ao nosso público alvo e as pessoas que fazem parte da nossa lista de e-mails.

Funciona basicamente assim:

1º Passo: Imã Digital

Criamos um Imã Digital, que trata de um problema especifico e apresentamos uma solução especifica que o nosso Produto ou Serviço tem que proporcionar. Pois é claro que o Imã Digital tem que estar diretamente relacionado com a Oferta que faremos na sequencia, ok!

2º Passo: Segmentação por Tema - Conteúdo - Interesse

Então, enviamos uma série de Emails de segmentação (em média 3 emails – convite indireto, convite direto e última chance) para a nossa lista geral apresentando o novo Imã Digital, o nov conteúdo relevante e de valor para o nosso público-alvo. Todos aqueles que tiverem interesse nesse tema vão se cadastrar e passar então para a próxima sequencia de emails, a de Engajamento, depois a de Oferta e assim por diante.

Veja esse exemplo:

Vamos supor que uma loja virtual, um e-commerce de peças e acessórios para bicicletas tenha uma uma lista com 1.000 e-mails cadastrados. Um bom imã digital poderia ser um Ebook com dicas sobre uma modalidade específica de esporte envolvendo bicicletas, como o mountain bike, de forma a atrair os praticantes amadores para se cadastrarem fornecendo seu email em troca do Ebook.

O primeiro passo é enviarmos essa sequencia de segmentação para as 1.000 pessoas dessa lista geral.

Vamos imaginar que das 1.000 pessoas, 100 se interessaram e se cadastraram para receber esse novo imã digital. Então, a partir daí, essas 100 pessoas vão começar a receber a Sequencia de e-mails de Engajamento e depois a de Oferta e por aí vai, como expliquei acima.

mountain bike

 

Mas agora, o que acontece com as 900 pessoas da sua lista que não se engajaram com esse imã digital especifico, com esse tema especifico sobre "mountain bike"?

Nós vamos preparar um novo tema, uma nova mensagem, um novo imã digital e enviaremos apenas para essas 900 pessoas. Percebe a diferença?

Por exemplo, podemos preparar um ebook sobre a modalidade de corrida de bicicleta, as corridas realizadas no asfalto mesmo.

Certamente, uma parcela de pessoas da lista (dessas 900 que sobraram) irão se engajar com esse novo tema. Vamos supor que 100 tenham se cadastrado para receber esse novo Ebook. Então eles irão seguir para a sequencia de engajamento e de Oferta.

ATENÇÃO: Como eu disse anteriormente,  a oferta será diretamente relacionada com o problema/solução específico que você está tratando mo imã digital. Então nesse exemplo, para cada ebook, iremos preparar uma oferta especifica. Para o tema "mountain bike", a oferta será de peças e acessórios específicos de mountain bike, ficou claro?

Daí terá sobrado 800 emails e então continuamos a produzir novos conteúdos, de forma a maximizarmos os resultados com a mesma lista de e-mails!

Isso significa que não precisamos ter dezenas de milhares de e-mails em nossa lista, conseguimos vender todos os dias, mesmo tendo uma lista pequena.

Porque vai chegar a um ponto em que teremos várias Campanhas de vendas Online rodando ao mesmo tempo!

Esse é o modelo inteligente e realmente estratégico de se trabalhar com Email Marketing.

Agora você aprendeu como dar os primeiros passos para criar uma estratégia de email marketing de forma a aumentar as vendas da sua empresa.

Você está preparado para seguir adiante e dar o próximo passo ideal, você precisa conhecer o nosso Plano de Ação EMAIL VENDEDOR e dominar 4 Passos para Aumentar Suas Vendas enviando Emails & Criando uma Lista de Clientes Potenciais.

Nele eu vou mostrar para você os “bastidores”, vou detalhar cada fase da estratégia de email marketing e mostrar na prática como funciona essa estratégia, como num plano de ação mesmo:

  • As 4 Sequencias do Email Marketing para as etapas de uma Campanha de Vendas Online: Segmentação, Engajamento, Oferta e Reset de Atenção
  • A Segmentação, o que é e como fazer
  • O Fluxograma da Campanha de Vendas Online para formação da sua lista de e-mails
  • Quais os Tipos de Segmentação para uma Campanha de E-mail Marketing
  • E muito mais...

No Plano de Ação Email Vendedor eu explico em detalhes sobre isso e outros pontos muito importantes que você deve começar a aplicar em seu negócio o mais rápido possível.

Então clica no link abaixo e confira todos os detalhes e também os 2 Bônus Especiais que eu estou incluindo agora para você. E olha, tudo isso por apenas R$47. É sério, sem pegadinha nenhuma!

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Sobre o Autor


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Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

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