11 Cuidados ao Contratar Consultor de Marketing Digital

11 Cuidados ao Contratar um Consultor de Marketing Digital ou Vendas Online

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1º Você sabe qual é a diferença entre um Consultor de Marketing Digital e um Especialista em Vendas Online?

Antes de falarmos os cuidados que você deve ter antes de contratar um Consultor de Marketing Digital ou Consultoria em Vendas Online, é importante deixarmos claro essa diferença entre os dois tipos de serviços.

Tenho certeza que você já se deparou com esses dois perfis de empresas ou profissionais em suas buscas pela internet, seja para saber algumas dicas de marketing digital ou até mesmo pesquisando uma agencia digital para ter um site e aumentar as “curtidas” do seu Facebook ou pesquisando uma consultoria para aumentar as suas vendas. E esse é justamente o ponto principal que marca a diferença entre os dois tipos de serviços.

Então Marcos, quer dizer que tem diferença entre um e outro? Não é tudo a mesma coisa não?

Eu afirmo com toda convicção que NÃO! Rs. Existem sim diferenças muito importantes e que eu tenho que deixar bem claro para você.

Eu venho acompanhando alguns empresários e todos me abordam relatando o mesmo problema: “a minha agência digital não me entende!” Ou “a equipe na minha empresa não consegue aumentar as minhas vendas pela internet”.

E isso acontece num momento em que não falta demanda para o nosso mercado. Com a crise, as empresas estão
migrando o seu investimento para o marketing digital, em 2015, segundo estudo da IAB, o setor irá crescer 14%! E o investimento em marketing digital vem aumentando mais ainda nos últimos meses, daí a importância de esclarecermos muito bem as diferenças entre o serviço executado por uma agencia de marketing digital e o de uma consultoria especializada em vendas online.

Não há crise no marketing digital

 

Então eu resolvi pontuar num formato de checklist as características mais importantes de cada modelo.

Veja a seguir:

Agências de Marketing Digital

  • Foco em aumentar as visitas do site,
  • Para vender mais a solução é investir mais em tráfego pago (ex: Google Adwords), pode observar que são todas Parceiras do Google (Google Partners),
  • Sua meta final é conseguir um índice de qualidade 10 ou um custo por cliente menor na publicidade,
  • Foco em estratégias de SEO,
  • Quando fazem, tem apenas um imã digital (ex: ebook) durante o ano todo,
  • Trabalham com estratégias de email marketing em nível intermediário, sem um sistema com funil de vendas automatizado e de acordo com o comportamento dos leads,
  • Maior parte do faturamento vem da produção ou venda de novos sites,
  • Algumas estão começando a trabalhar com Inbound Marketing (marketing de atração), com estratégias de conteúdo para gerar mais trafego orgânico (visitas oriundas do Google),
  • Especializadas em Redes Sociais e Facebook ADS com foco em mais “fãs”, mais “curtidas”, mais visitas e mais conversão. São os primeiros a usar as novidades que aparecem, como o Periscope,
  • Tem um portfólio de serviços que vão do site a gestão das redes sociais, passando por SEO, conteúdo e links patrocinados.

Consultoria em Vendas Online

  • Foco em aumentar as vendas da empresa,
  • Para vender mais a solução é investir em Autoridade e aquisição de leads formando Lista própria de Emails (Nada de Spam!),
  • Sua meta final é aumentar o faturamento da empresa, com menos investimento. Mais vendas! Mais lucro!
  • Foco em Estratégias de SEO e Campanhas de Vendas Online,
  • Tem vários imãs digitais, pelo menos 1 por mês, e com bastante diversidade, além de ebooks, trabalham com palestras online, workshops, mini treinamentos...
  • Trabalham com estratégias avançadas de email marketing, com campanhas ou funil de vendas online automatizado e com base no comportamento dos leads,
  • Maior parte do faturamento vem das Campanhas de Vendas Online,
  • Inbound marketing e marketing de conteúdo é o básico, trabalham com estratégias e táticas e sabem o que fazer e como fazer para aumentar as vendas de seus clientes todos os dias,
  • Usam as Redes Sociais com o objetivo claro de conseguir mais leads, mais conversão, mais vendas. Só usam as novidades se fizerem algum sentido e que reflitam em aumento das vendas,
  • Tem um portfólio de modelos de Campanhas de Vendas Online para cada tipo de negócio e de acordo com o momento da empresa ou o diagnóstico de suas ações.

Agora sim, esclarecido as diferenças, eu quero levar você a “águas mais profundas”, ou seja, você vai conhecer os ...

11 Cuidados que você deve ter se for decidir contratar uma Consultoria Expert em Vendas Online ou de Marketing Digital

Veja bem, eu sou Especialista em Vendas Online e já aprendi muita coisa, algumas com base na experiência de outros profissionais e outras com base na minha própria experiência. Então, eu sei na prática do que estou falando e você, que é um empresário ou alguém que está precisando de serviços especializados em estratégias para vender mais pela internet, aumentar as suas vendas online, poderá se precaver e não cometer os mesmos erros.

Então vamos lá:

1 - Desconfie de ofertas ou propostas milagrosas como "vamos colocar seu site em primeiro lugar no Google em poucos dias."

2 - Analise qual a promessa principal que está sendo colocada pela Consultoria ou Agencia: o que é mais importante para você?

"Você vai investir R$ 1.000,00 em Campanha no Facebook e terá 5.000 curtidas na sua página" ou

"Você vai investir R$ 1.000,00 no Facebook e terá R$ 5.000,00 em Vendas"?

3 - Peça para ser demonstrado os tipos de Campanha de Vendas online que a Consultoria poderá desenvolver em seu negócio. Exemplos de campanhas implementadas e se são baseadas em comportamento do consumidor/cliente.

4 - Verifique se existe uma estratégia na proposta da Consultoria para aumentar a aquisição de contatos qualificados (leads), caso ainda não possua: formar a sua lista própria de e-mails e diminuir gradativamente a dependência por alto investimento em links patrocinados (Google Adwords, Facebook Ads, etc);

5 - Diagnosticar a situação das iniciativas em marketing digital que estiverem em andamento, realizando um planejamento de marketing com o objetivo de identificar o perfil ideal e segmentado do público alvo para cada oferta, além de te ajudar na criação da sua Proposta Única de Valor e analisar a promessa do produto/serviço de sua empresa.

6 - Saber escolher dentre o portfólio de Campanhas de Vendas online disponíveis, qual é a ideal para ter o melhor resultado com base no diagnóstico realizado.

7 - Analisar os resultados revisando as métricas e o Retorno sobre o Investimento (ROI), corrigindo ou validando a estratégia utilizada em cada fase, ou ajustando quando necessário, agindo antecipadamente e não somente após o término da Campanha.

8 - Elaboração estratégica da linha editorial de conteúdo relevante para o público alvo com artigos, vídeos, gráficos e slides, bem como roteiro e scripts das Campanhas.

9 - Saber quais redes sociais mais apropriadas para serem trabalhadas e qual as táticas para gerar tráfego e conversão com as mesmas, sempre focando no resultado em vendas.

10 - Automatizar o processo de vendas pela internet, por meio de um sistema ou método com ferramentas com custo x benefício adequado para a realidade do seu negócio, com email marketing automático, incluindo a automação da campanha.

11 - Analisar estrategicamente o potencial para criação de subprodutos ou novos produtos da empresa, para monetizar ou capitar recursos para cobrir investimento para tráfego pago, bem como aumentando a margem de lucro do negócio com um todo.

Você tomando todas essas precauções, tenho certeza que terá muito sucesso em seu empreendimento e contará com um serviço estratégico, mas que não apenas diz para você o que deve ser feito, mas também o Como Fazer, dentro de um método ou processos passo a passo.

Qual o próximo passo?

Caso queira conhecer melhor como uma consultoria especializada em vendas online pode ajudar o seu negócio a crescer, aumentando as suas vendas, entre em contato comigo agora!

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixa o seu comentário aqui embaixo.

Grande abraço e conte comigo!

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Sobre o Autor


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Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

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