Funil de Vendas Online: Por que nem todos tem resultados?

Automação de marketing e Funil de Vendas Online: Por que nem todas as empresas tem resultados?

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Como Fazer Automação de Marketing e Funil de Vendas Online

 

Aprenda como fazer automação de marketing escolhendo o tipo de funil de vendas ou o modelo de campanha ideal para o seu negócio, com resultados todos os dias.

Se você é um empresário antenado com estratégias de marketing digital e vendas online já deve ter ouvido falar sobre automação de marketing e funil de vendas, também muitas vezes confundido com e-mail marketing, sendo ambos termos usados ​​alternadamente. Apesar que são coisas diferentes, pois poderia dizer que o email marketing é uma parte de toda a estratégia de automação, como um sistema de vendas online, com processos e etapas distintos.

Então, o que é automação de marketing? Em termos simples, automação de marketing é o uso de software para automatizar processos de marketing, tais como a segmentação de clientes, a integração de dados do cliente e o gerenciamento de campanhas de vendas online.

Se você fizer da maneira certa, a automação de marketing ajudará a se concentrar em seus clientes e acelerar seus compradores a avançar através de seu funil de vendas, com muito menos mão de obra e custos muito mais baixos. O uso de software de automação pode ajudá-lo a centralizar seu banco de dados, com um CRM (Customer Relationship Management ou traduzindo Gestão de Relacionamento com o Cliente), entregar uma estratégia de contato muito mais relevante (e complexa), nutrir leads (contatos qualificados) e transformá-los em clientes potenciais e facilitar o seu trabalho para acompanhar o sucesso de suas campanhas de marketing.

Se for esse o caso, automatizar o seu marketing soa como algo óbvio, não é verdade? Especialmente se ele te poupa de aborrecimentos, além de economizar recursos e tempo. Então, por que nem todas as empresas obtiveram resultados com a automação?

Qual a diferença na abordagem ou maneira de se aplicar a automação de marketing na internet entre as empresas que estão dobrando o seu faturamento e as demais que mal conseguem cobrir o seu investimento?

Em primeiro lugar, a palavra automação pode ser enganosa, pode trazer o entendimento errado com relação ao conceito do processo. Isso não significa que você vai se sentar e deixar que a tecnologia faça todo o trabalho. A sua empresa precisa de um plano estratégico e deve ser capaz de direcionar as suas ações e campanhas baseadas em resultados de marketing e vendas.

As empresas que não conseguiram perceber o potencial em automação são aquelas que não planejaram cada aspecto de sua campanha ou jornada de seu cliente, e nem traçaram o perfil de seu cliente ideal (persona) para garantir que atinjam as pessoas no momento certo com proposições relevantes.

Sem esse planejamento, a implantação de um processo e sistema de automação de marketing torna-se rapidamente um desperdício de tempo, dinheiro e recursos.

A tecnologia dá opções aos empresários, mas antes de investir em automação deve-se definir objetivos mensuráveis, entender os dados e comportamento dos clientes: o perfil, e estar disposto a testar, aprender e adaptar e testar novamente.

Como ter um Funil de Vendas Ideal

Automação para Campanha de Vendas Online

Quando olhamos a automação de marketing focando em campanha de vendas pela internet, a capacidade de construir um plano estratégico é mais relevante ainda, principalmente a capacidade de escolher o funil de vendas ideal ou o modelo de campanha ideal para cada momento da empresa ou situação do cliente, do mercado, do produto ou serviço.

Tanto para você que é um empresário ou para você que trabalha com marketing na internet ou marketing digital precisa saber escolher o modelo que trará o melhor resultado com o menor esforço de investimento.

A principal habilidade começa em aprender a diagnosticar!

Hoje existem empresas que estão passando por problemas de fluxo de caixa (problema de engajamento, na oferta e conversão em vendas),  tem outras que estão com taxa de conversão em leads muito baixa (problema no imã digital, na promessa, na mensagem, no opt-in, transformar visitantes em leads) ou aquelas em que o grande problema é a geração de trafego (problema na segmentação, visitas para a sua página/e-commerce).

Para cada situação existe um tipo de funil de vendas ou um modelo de campanha mais recomendado. Para cada situação dessas, o empresário, o consultor expert em vendas online ou o responsável por diagnosticar a situação deve trabalhar em cada etapa correspondente do plano, identificando o problema ou problemas e agindo com as correções pertinentes.

Tráfego (Visitas) – Opti-in (Conversão) – Email (engajamento) – Oferta (Venda)

Do Tráfego até a Oferta: funil de vendas perfeito

 

Ainda na fase de diagnóstico, tratando do perfil do cliente, além de definir os dados sócias, demográficos e comportamentais do persona (cliente ideal), devemos também saber responder as seguintes questões:

  • Qual produto você quer vender?
  • Qual resultado o seu cliente deseja?
  • Como ele é hoje? Detalhe a situação atual, o ponto “A”, as dores e problemas que enfrenta hoje.
  • Como ele será depois de adquirir o seu produto ou serviço? Detalhe a situação futura desejada, o ponto “B” que o seu produto ou serviço irá ajuda-lo a alcançar.
  • Ele acredita que pode? Ou seja, ele acredita em você, ele te vê como autoridade na sua área ou mercado? E ele acredita nele mesmo?

E para definir a jornada que o seu cliente pode traçar durante o relacionamento com você, a sua empresa ou com a sua marca, demonstro um modelo que pode ser aplicado a serviços, como consultoria e produtos digitais, como cursos, por exemplo.

Nessa jornada o papel fundamental é você, como empresário, como consultor ou representante da sua marca ser reconhecido como uma Autoridade no tema proposto ou no mercado de atuação da sua empresa.

E você já irá começar a ajudar o seu cliente ou prospect a sair do ponto “A” atual para o ponto “B” futuro na medida que ele se engaje e se relacione com o seu conteúdo de diversas formas.

Então vamos lá! Vou apresentar abaixo um modelo de jornada de um prospect ou cliente na medida em que ele se engaja ou se relaciona com você ou sua empresa. Um funil em que comparo a um relacionamento que evolui de uma paquera, passando pelo namoro, noivado e até o casamento. Percebe que na medida que o relacionamento se torna mais próximo, ou mais íntimo no exemplo do casamento, maior valor agregado é proporcionado pelos produtos ou serviços. E cada passo dado ou conquistado nessa jornada, representará uma pequena vitória para o seu cliente!

1º) Imã Digital = Grátis (primeira pequena vitória)

A primeira etapa é o Imã Digital, que pode ser um E-book, uma palestra ao vivo ou um mini treinamento, ambos gratuitos e que irão ajudar o seu público a resolver um problema especifico. Uma solução especifica, uma parte do todo! É fundamental para você começar a formar a sua lista de contatos qualificada.

Lembre-se: a qualidade da lista é muito mais importante do que a quantidade!

2º) Produto de baixo valor (cartão de visita) = R$ 7,00 (segunda pequena vitória)

Um produto de baixo valor, algo em torno de R$ 7,00 a R$ 9,90, que também deve ser um conteúdo de alto valor e relevante para o seu público, que represente uma segunda pequena vitória nessa jornada para o seu cliente. Pode ser um mini treinamento, uma parte de um módulo de um curso, mas que resolva um problema especifico. Servem também para monetizar o processo e obter recursos para as campanhas de link patrocinado como Facebook ADS ou Adwords.

3º)  Produto de Posicionamento = R$ 97,00

Como próprio nome diz, esse produto deve posicionar você ou sua empresa com relação ao público e ao mercado, com relação a solução que você oferece. Algo que seja capaz de trazer um resultado ou um retorno considerável para o seu cliente ou público. Pode ser um módulo completo se for um curso, por exemplo.

4º) Produto Top ou Carro Chefe = acima de R$ 1.997,00

Aqui o seu cliente está mais próximo de você. Ele tem um certo nível de acesso, uma facilidade maior em contactar diretamente com você. Pode ser o curso completo ou a opção mais completa de um pacote de serviço ou produto.

5º) Produtos de Comodidade

Aqui entram os eventos ao vivo, programas mais extensos de formação como Grupo de Negócios ou MasterMind ou de Certificação Profissional, por exemplo.

Agora deixa eu te explicar uma coisa muito importante. Você que tem uma empresa de serviços, uma consultoria, ou você que tem uma expertise em determinado assunto e criou um produto digital, como um curso ou uma palestra, e até mesmo para você que é um empreendedor e tem uma loja virtual, um e-commerce ou uma loja física, em todo o caso, você poderá fazer você mesmo, ou seja, você mesmo poderá configurar um sistema de automação de marketing e desenvolver um funil de vendas adequado para o seu negócio, como pode ver neste outro artigo que escrevi sobre como fazer uma campanha de vendas online no modelo de Palestra ao Vivo e começar a aplicar hoje mesmo.

Campanha-PalestraOu podemos trabalhar juntos nisso! Eu te ajudarei pessoalmente a configurar o sistema e escolher o funil certo para o seu caso e momento atual, como também te mostrarei toda as estratégias da minha Consultoria de Marketing Digital e Expert em Vendas Online, para levarmos o seu negócio para o nível mais alto.

Eu costumo dizer aos empresários que me procuram que não faço milagres, mas se seguirem toda a estratégia, todas as etapas e cada passo que traço, eles não apenas sobreviverão a crise, como verão as suas receitas, o seu faturamento aumentarem até duas vezes (2X) em muito pouco tempo!

O primeiro passo que você deve dar é preencher esse formulário de contato, me contando um pouco sobre o seu negócio, produto ou serviço.  Em seguida eu ou alguém da minha equipe, entrará em contato com você para fazermos uma entrevista e avaliarmos se a sua empresa ou o seu negócio está preparado realmente para podermos trabalhar juntos e aplicarmos todas as estratégias de consolidação de presença e autoridade online, campanhas de vendas online e automação de marketing.

Vamos detalhar para você todo o processo, o escopo e cada passo que será dado para implementarmos a sua Campanha de Vendas Online e passar a vender mais pela internet, todos os dias.

 

Recapitulando:

  • Aprenda como fazer automação de marketing escolhendo o tipo de funil de vendas ou o modelo de campanha ideal para o seu negócio, com resultados todos os dias.
  • Ter um sistema de automação de marketing não irá garantir o seu resultado.
  • Você precisa de um plano estratégico para escolher o modelo de campanha de vendas online ou o melhor tipo de funil de vendas para o seu momento atual.
  • Você precisa saber diagnosticar a situação real que está passando agora, o problema principal do seu negócio, se é fluxo de caixa quase zerado, se é baixa conversão ou se é problema de tráfego e aplicar as correções nas etapas certas do seu funil de vendas e plano de marketing.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você de verdade. Um grande abraço e até a próxima!

 

 

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Sobre o Autor


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Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

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Comentários


  1. Ivanez Sores
    13 de abril de 2016 às 19:20

    Por que o funil de vendas se tornou um dos modelos mais usados em estratégias de vendas e sem CRM pode existir funil de vendas?

    • Marcos Barcante
      Marcos Barcante
      13 de abril de 2016 às 20:29

      Ivanez, eu penso que o Funil de Vendas com o foco que dei nesse artigo é um excelente estratégia de vendas pela internet. Mas o CRM não deixa de ser fundamental, até porque não existirá Funil de Vendas e Automação de Marketing sem uma boa estratégia de CRM por trás ou em paralelo.

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