16 Dicas + 1 de Como escrever um Email Marketing Perfeito

Como escrever um Email Perfeito para se relacionar com os seus contatos potenciais e clientes

MAIS ENGAJAMENTO | Por: | Comentários desativados em Como escrever um Email Perfeito para se relacionar com os seus contatos potenciais e clientes

Aprenda a Escrever o Email Perfeito

Se você tem um comércio eletrônico ou uma loja virtual e mesmo se você trabalha com produtos ou prestação de serviços, mas não está conseguindo “surfar na onda” dos crescimentos sucessivos nas vendas pela internet e do ecommerce brasileiro, que vem aumentando na casa dos 2 dígitos ano após ano, talvez o seu problema seja que você ainda não conseguiu implantar uma estratégia consistente de email marketing.

Ou talvez você até esteja fazendo email marketing de alguma forma, mas, como a maioria dos empresários, estão cometendo erros graves, simplesmente porque não sabe o que fazer e nem como fazer do jeito certo para que tenha mais vendas e mais resultados (lucro).

Em todo o caso, se você chegou até aqui é porque você quer ou precisa aumentar o seu faturamento, as suas vendas pela internet ou a sua lucratividade e está interessado em saber como fazer email marketing da maneira certa, com a estratégia e dicas práticas adequada para a sua empresa.

O Email Perfeito, os detalhes para escrevermos um e-mail perfeito, irresistível para as pessoas da sua lista e ideal para qualquer negócio.

Mas antes, você sabe o que é Email Marketing?

Bom, a definição que eu mais uso é que o E-mail Marketing é a arte e também a ciência de usar o e-mail para gerar vendas para negócios.

Pode ser simples, como o envio de um e-mail para as pessoas que abandonam o seu carrinho de compras. Ou complexo, como ter inúmeras campanhas que trabalham juntas em sinergia para multiplicar as vendas exponencialmente, dependendo do comportamento ou o próximo passo a ser dado pelo seu prospect ou cliente.

relacionamento com seus clientes

No fim, todas as promoções, ofertas, cupons de frete grátis e mensagens de “boas vindas”, “feliz aniversário”, “precisa de ajuda? ”, ou seja, todas as ações de e-mail marketing estão relacionadas a construção de relacionamento.

Nada mais do que isso!

Se você começar a trabalhar com email marketing para o seu negócio sob essa perspectiva, você vai estar a um passo à frente dos demais e:

  • Você vai criar melhores promoções, que vendem muito mais
  • Você vai se relacionar com seus assinantes muito melhor, o que levará a mais vendas a médio prazo, e
  • Você vai poder segmentar seu banco de dados de forma mais eficaz, o que (mais uma vez) irá aumentar suas vendas.

Da mesma maneira que já é ultrapassado e não gera mais os mesmos resultados você recorrer ao telemarketing, e ficar enchendo de ligações o seu público-alvo, também já não gera mais resultados você fazer email marketing com uma lista fria, uma lista que você compra e começa a encher a caixa de email das pessoas de spam (e-mails não autorizados ou não solicitados).

Eu falo muito mais sobre isso no meu Guia Prático das Ferramentas Certas. Tem muito mais ações que podemos fazer com e-mail marketing para lojas virtuais ou e-commerce do que simplesmente ficar enviando um e-mail semanal e um e-mail quando alguém abandona o carrinho de compras, por exemplo.

Nele eu detalho sobre as ferramentas certas, porque como qualquer bom artesão ou mestre de obras, precisamos das ferramentas certas, das melhores e mais indicadas para cada situação para fazermos mais com  menos.

Mas aqui nesse artigo eu pretendo focar sobre a primeira ferramenta, que é exatamente como escrever o email marketing perfeito.

Os detalhes de um email

 

1ª Ferramenta de Email Marketing: O Email Perfeito

Vamos ver em detalhes cada peça, cada parte para termos o e-mail perfeito, aquele que te dará mais resultado.

a)   Nome do Remetente

O "De" ou o remetente é o nome que aparece ao lado do endereço de e-mail quando é exibida na caixa de entrada. Algo como isto na caixa de entrada das pessoas:

Email 1 - nome

 

... E isto quando o e-mail é aberto:

Email 2 - Nome

 

Tem algumas empresas que preferem usar um nome de uma pessoa neste campo. Fazem assim na esperança de terem mais atenção das pessoas.

No entanto, pela minha experiência, se sua marca não gira em torno de alguém especificamente, ou seja, ela não foi e nem está sendo construída com base na autoridade de uma pessoa, um dos sócios ou o proprietário da empresa, é melhor usar a sua marca ou o nome da empresa mesmo, como o exemplo acima.

 

b)   O Endereço de E-mail Remetente

Aqui é onde eu vejo um monte de empresas estragando toda uma campanha, até que algumas vezes bem elaborada, cometendo um erro simples.

Elas enviam e-mails a partir de um endereço de email “noreply” ou “não responda”, como por exemplo noreply@suaempresa.com.br

Não usar noreply no Email

Estão forçando as pessoas a irem para o seu site procurarem um formulário ou área de suporte para poderem entrar em contato com sua empresa ou para resolverem algum problema. Isso acaba com a oportunidade de ouvir o que o seu prospect, o seu cliente tem a dizer da sua empresa, da sua loja, dos seus produtos!

ouvindo seus clientes

Você tem que tornar mais fácil para as pessoas entrarem em contato, basta usar um endereço de e-mail que eles possam responder, como atendimento@suaempresa.com.br. Estando mais acessível, irá receber mais feedback dos clientes e poderá aumentar o nível de satisfação deles e com isso, irá vender mais vezes, irá fidelizar seus clientes. Afinal, todos sabem que custa muito mais a aquisição de um novo cliente do que manter um atual!

Além de você poder receber retornos em suas campanhas e ter realmente um relacionamento com seus contatos.

 

c) O Assunto ou Título do e-mail

O Neil Patel, fundador da CrazyEgg, destrinchou alguns dados da pesquisa realizada pela Experian e criou este gráfico incrível:

Apesar de estar em inglês, você pode ver claramente que o “Assunto” ou “Título” do e-mail é o que gera mais impacto para as pessoas e é responsável por elas abrirem ou não o email.

O poder do titulo do email

 

Quem é jornalista sabe muito bem disso, as pessoas focam muito mais no título de uma notícia e a maioria nem chega a ler a matéria!

Então não fique se apegando muito a tentar aperfeiçoar por horas e horas questões como o gatilho mental ideal, a melhor hora do dia par enviar os e-mails, a quantidade de produtos, enfim, você deve sim empregar as melhores práticas e investir toda a sua criatividade em escrever Assuntos atraentes e faça testes sempre.

Veja algumas dicas para você escrever Assuntos realmente atrativos:

» Aplique o teste de 4 segundos

A Litmus, uma ferramenta de e-mail marketing, descobriu que você tem apenas 4 segundos para captar a atenção de alguém para motivá-lo a abrir e ler o seu e-mail.

Então, quando você for escrever um Assunto para o próximo e-mail que for enviar de uma campanha de vendas, estude com cuidado e veja se ele é capaz de chamar a atenção em até 4 segundos.

» Evite palavras ou jargões de vendas e nem use outras palavras em excesso

Não use as mesmas expressões que todos estão usando, senão você será apenas mais um, vai ser mais do mesmo, “farinha do mesmo saco”...

daí ninguém vai prestar atenção, como diz os baianos

vai passar batido”!

⇒ Não use palavras que todo mundo usa quando quer vender alguma coisa. Como por exemplo:

  • grátis,
  • free,
  • socorro,
  • % desconto,
  • lembrete,

e assim por diante.

» Personalize com o nome da cidade

No início do e-mail marketing, quando as primeiras empresas começaram a usar como estratégia de geração de vendas, personalizar com o nome da pessoa era o que funcionava e chamava a atenção delas.

Mas agora isso já é rotina e todo mundo faz. Em vez disso, personalize com o nome da cidade do cliente. Claro, você poderá fazer isso para aqueles que já compraram na sua loja online ou que já são seus clientes, basta capturar o endereço durante o checkout para o seu sistema de email marketing. ATENÇÃO: não deixe de usar o nome da pessoa, mesmo que todos estejam fazendo isso, o básico deve continuar sendo feito!

» Renove e Inove

A maioria das newsletters e campanhas de e-mail começa com altas taxas de abertura e, em seguida diminuem com o tempo.

Para atenuar isso, evite ficar reutilizando os Assuntos. Você precisa ser capaz de inovar e abordar de diversas formas!

menos e mais também no Assunto ou Título dos Emails

.

» Menos é mais

De regra, o campo Assunto do email não deve ultrapassar 50 caracteres.

Torne mais fácil para elas descobrirem e abrirem os seus e-mails. Se for mesmo necessário ter um Assunto longo, garanta que os primeiros 50 caracteres sejam a parte mais impactante para atrair a atenção das pessoas.

Não deixe a melhor parte para o final senão a maioria das pessoas vão perder e não irão abrir o seu e-mail!

Não abuse das Promoções

 

» Não faça uma corrida “louca” para promover algo

Ok, pode até parecer que seja legal promover seus produtos logo nos Títulos ou Assunto dos emails, mas não, não é! Nem é legal e nem dá resultado. Pior ainda se exagerar na dose, se só usar esse tipo de expediente.

Ou seja, evite usar as frases promocionais bombásticas, evite usar CAIXA ALTA em todo texto do Assunto e esqueça os pontos de exclamação - Ok!!!!!!!!!!!! (Rs)

Faça perguntas nos Assuntos dos Emails

 

 

» Você já tentou fazer perguntas?

Quando fazemos perguntas certas para as pessoas isso sim, dá muito resultado para o seu email marketing. Algo como:

  • Você não saber comprar [produto] certo para [público final: esposa, filho, marido]

Título: Você sabe comprar o brinquedo certo para o seu filho?

  • Você está escolhendo certo o [produto/item] para [local de uso: balada, viagem, jardim, quarto, cozinha, carro,etc]
    Título: Você está escolhendo o look correto para a balada?

Nunca engane as pessoas nos emails

» Jamais engane!

Não sei se você já assistiu a série Lie to me (Engana-me se puder!), mas nela o personagem principal, Dr. Cal Lightman é capaz de detectar fraudes observando a linguagem corporal e as micro expressões faciais, e usam esse talento para combater o crime. Bom, trazendo para a nossa realidade aqui, você JAMAIS deve tentar enganar as pessoas, “a mentira tem perna curta” e a internet, por vários meios, age como o Dr. Cal Lightman e revela as fraudes muito rapidamente, e pior, se espalha do dia para a noite, numa velocidade incrível, até mesmo viral!

Então a primeira vez que você enganar uma pessoa para ele abrir seu e-mail usando uma mensagem ou assunto, ele vai ficar chateado, e com razão.

Na segunda vez, pode ter certeza, ele vai ignorar seu e-mail e com grandes chances dele ir para na caixa de Spam.

O grande trunfo do poder de persuasão é: Seja honesto e direto sobre o que contém no seu e-mail, e seja convincente também com relação ao conteúdo em si.

» Use Urgência, mas não abuse

As empresas utilizam a urgência ou gatilho da escassez (Ex: Só até amanhã!) porque isso funciona, mas como qualquer estratégia de marketing se for usada muitas vezes, perde a eficácia.

Use a Urgência ou Escassez apenas quando fizer sentido, mas não fique dependente disso para conseguir vender.

Tem empresas que só vendem se fizerem promoções desse tipo, a tal ponto que não conseguem mais voltar a cobrarem os preços normais ou de tabela. As pessoas acostumam e o preço promocional passa a ser o preço final! Assim, não tem margem que segure!!

» Testar sempre, desistir jamais!

Teste, teste e teste. E teste de novo!

A melhor forma é você ir aplicando enquanto na medida que vai aprendendo essas técnicas. Então vá testando e ajustando para buscar otimizar os resultados e encontrar o texto ideal para os Assuntos de seus e-mails das Campanhas, aqueles que darão os melhores resultados de acordo com o perfil do seu negócio, dos seus produtos ou serviços!

Esse tópico sobre Assunto ou Títulos é muito extenso realmente e não vou conseguir esgotá-lo aqui, mas depois vamos falar mais sobre esse tópico, ok!

Depois de preparar o seu título ou assunto você também pode avalia-la usando a ferramenta gratuita subjectLine.com.

Beleza, agora vamos adiante porque temos muitos outros itens para discutirmos e aprofundarmos.

d)   O Pré-Cabeçalho

O texto do pré-cabeçalho é o texto que aparece no seu e-mail ao lado do seu título. Ele é o que as pessoas veem depois do assunto, e desempenha um papel importante para determinar se vão abrir o e-mail ou não.

Em alguns softwares de automação de e-mail marketing você consegue incluir um campo “hidden” logo no início do seu e-mail e incluir o texto que irá aparecer no Pré-Cabeçalho. Caso contrário irá aparecer mesmo a parte inicial do primeiro parágrafo ou o subtítulo do seu conteúdo.

Trabalhe o pré-cabeçalho como uma continuação do seu título. Use para expandir e provocar mais curiosidade e emoção sempre associado ao título e conteúdo do e-mail.

Veja esse exemplo como se deve fazer, começando com uma história:

Email 1 - cabeçalho

 

Já esse do Hotel Urbano, bateu na trave, um exemplo mais ou menos:

Email 2 - cabeçalho

 

E esse, foi bola fora mesmo, não siga esse exemplo ok:

Email 3 - cabeçalho

e)  Design

De um modo geral, quando se trata de e-mail marketing para negócios, menos é mais.

Menos imagens. Menos elementos sofisticados de design. Menos “firulas”!

Enquanto muitos perdem tempo no debate entre o que converte melhor – se são e-mails de texto ou e-mails em HTML – você pode ter certeza em relação a dois pontos:

  • Se o seu e-mail é 100% texto, sem até mesmo sua logomarca, ele provavelmente será marcado como spam, porque as pessoas não saberão imediatamente de quem é o e-mail, de onde vem o email.
  • Se você exagerar com elementos de design sofisticados - como belas imagens, GIFs animados e layouts loucos - seu e-mail terá maior probabilidade de ser reconhecido pelos algoritmos dos servidores de email e ser enviado para a aba ou pasta de promoções.

Você tem que encontrar um equilíbrio, simples o suficiente para que seu e-mail seja pelo menos pessoal, mas rico o suficiente para que ele receba atenção, mas sem parar na guia de promoções (ou pior, na pasta de SPAM).

f)  O Conteúdo do e-mail

Tal como acontece com o design, mantenha o conteúdo simples e direto ao ponto. Evite ser intelectual ou seja, usar palavras bonitas. Mas seja claro e conciso.

A magia de muitas das campanhas que vamos tratar adiante é mais devido ao momento ou tempo certo e a natureza comportamental dos e-mails do que o resultado de ter a melhor copy, o melhor conteúdo.

g)   O dia e hora ideal

A resposta mais honesta possível que eu posso te dar com relação a isso é que depende.

É sério. Mesmo que tenham outros especialistas que vão dizer que tem uma fórmula mágica sobre o horário perfeito para enviar seus e-mails, a verdade é que não existe um horário ou dia da semana perfeito para enviar e-mails, até mesmo para os relacionados a e-commerce.

Ao invés de ficar na mesmice e tentar adivinhar o “timing” certo, invista o seu tempo e energia para pensar ou pesquisar como os seus clientes são, qual a rotina deles e quando eles gostam de ler e-mails.

Você já deve saber isso a partir de dados históricos, ou você pode ser capaz de descobrir isso com base no perfil sócio-demográfico do seu cliente ideal (persona).

 

quem é o cliente idealÉ de suma importância para você, empresário, conectar-se completamente com o seu público. Visualizar o seu cliente ideal. Experimente sair do comum e tente algo novo. Feche seus olhos e imagine o seu cliente.

Dê um nome, imagine como está a sua vida, o que ele está sofrendo, quais as suas dores, suas dificuldades ligadas ao seu dia a dia.

Antes de criar qualquer anúncio ou texto para o seu público, visualize ele chegando no escritório, em casa, ou na faculdade, enfrentando o problema para o qual você irá apresentar a sua solução.

Tente imaginar como ele está se sentindo com aquela situação, o que os familiares estão dizendo, o que os amigos falam sobre o assunto. Isso pode até parecer estranho no começo, mas pode ter a certeza que te ajudará a fazer a diferença. Você passará a escrever melhor, criar ofertas melhores e até mudar a abordagem de vendas do seu produto ou serviço.

"Quem não conhece bem o seu público, não consegue oferecer um bom atendimento, não consegue criar um engajamento, não cria relacionamento e como consequência, um impacto drástico em suas vendas."

Qual o melhor horario de envio do email

 

Outro ponto relevante é que a maioria dos e-mails são lidos até 4 horas após ser enviado, então pense com cuidado sobre o que as pessoas tendem a estar fazendo nas poucas horas depois de enviar seu e-mail. Será que elas terão algum tempo livre para ler seu email nas próximas horas de serem enviados? Será que estarão suscetíveis, num “clima bom” para poderem comprar? Ou será num horário que tem costume de estarem resolvendo problemas ou em situações de stress, como as reuniões de 2ª feira com a diretoria da empresa! Depende muito do segmento e perfil de seus clientes, concorda?

Verifique o seu histórico de vendas e observe os horários que seus pedidos chegam durante o dia. É possível que haja um padrão ou pelo menos um período de maior venda. Isto lhe dará uma ideia de quando as pessoas gostam de comprar, e estes horários podem ser os melhores para enviar seus e-mails, principalmente, se você agendar seus envios para antes dos pontos de pico em cada dia, de acordo com o que você conseguir identificar em seus relatórios históricos.

Outra alternativa é fazer um benchmarking nos sites de seus concorrentes, se inscreva na lista deles e veja quando eles enviam os emails. Mas tenha cuidado com essa abordagem, teste sempre antes, pois pode ser que seu concorrente não tenha a mínima ideia do que esteja fazendo ou não tenha nenhuma preocupação estratégica com relação a email marketing.

emails responsivos

h) É compatível com dispositivos Mobile?

Quanto mais simples o conteúdo, mais fácil será de fazer e otimizar para exibição em dispositivos móveis. Nunca esqueça que a cada dia as pessoas estão mais conectadas por meio de smartphones e tablets, então ter um layout clean e responsivo é altamente recomendado.

i)   Imagens

Mesmo que as imagens sejam bloqueadas pelos servidores das pessoas, seu e-mail ainda fará algum sentido para elas?

Veja o exemplo abaixo. Perceba que na área do cabeçalho do e-mail, que é a parte que vemos logo ao abrir um e-mail, não conseguimos identificar claramente de quem é realmente este e-mail, de onde ele veio e do que se trata (será um vírus!?, a maioria vai se perguntar).

Se as pessoas não perceberem uma vantagem clara para elas no exato segundo que abrirem o e-mail as chances de perder o contato são acima de 90%. Neste e-mail acima do Saldão de Informática, o leitor tem que procurar pra saber de quem é, só tem a identificação no rodapé do corpo do e-mail.

exemplo email html só de imagem

 

Ao invés de usar apenas imagens no HTML, use HTML para textos e imagem como background. Dessa forma, se a imagem não aparecer, pelo menos, o leitor será capaz de ler o título e identificar do que se trata.

A partir daí, permitindo que as pessoas possam ler algum texto poderão entender a mensagem e clicar no link da campanha, ir para um artigo no seu blog ou para a página de cadastro de um imã digital (Ex.: E-book).

Sempre envie um e-mail de teste para uma conta que tenha imagens desativadas para ver se faz algum sentido mesmo que as imagens não apareçam. Se for algo como no exemplo acima, você poderá ter a chance de alterar antes de iniciar a sua campanha.

Observe como este e-mail do Estadão é bem mais fácil de entender, mesmo com as imagens bloqueadas pelo anti-spam:

exemplo email html com texto e imagem

 

 Recapitulando:

Para você escrever um email perfeito para as suas Campanhas de Email Marketing você precisa observar os seguintes pontos...

  1. Chamais faça SPAM
  2. Use o nome do representante da empresa apenas se a marca tem alguma relação direta, senão, use o nome da empresa mesmo.
  3. Não use "noreply" no endereço do email.
  4. Muita atenção ao Assunto do Email, pois impacta bastante na abertura ou não dos emails que você enviar para as pessoas.
  5. Você tem 4 segundos para captar a atenção das pessoas, portanto, escreva Assuntos interessantes.
  6. Evite palavras ou jargões de vendas e nem use outras palavras em excesso.
  7. Quando possível e pertinente, personalize com o nome da Cidade da pessoa, além do próprio nome dela.
  8. Busque sempre Inovar os seus conteúdos.
  9. Faça perguntas, principalmente nos Assuntos!
  10. Jamais tente enganar as pessoas.
  11. Use o sentido e chamadas de Urgência nos emails, mas não ABUSE!
  12. Teste, teste e teste sempre!
  13. Cuidado com o Pré-Cabeçaçho.
  14. Pesquise sobre o dia e hora ideal para enviar emails para o seu público-alvo.
  15. Se preocupe com a compatibilidade de visualização com os equipamentos mobile (smartphones e tablets)
  16. Use HTML com textos e imagens no design...

Essas e outras Dicas fazem parte do meu novo Ebook Gratuito, o Guia Prático com as Ferramentas Certas para você Aumentar as Vendas da sua Empresa enviando Emails.

Além de falar sobre como Escrever o Email Ideal para as suas Campanhas de Email Marketing, eu também dou muitas outras dicas sobre...

  • O Software de Email Marketing, ideal para negócios e preparado para automatizar suas campanhas
  • O Software para Pop-Up, com todas as opções para formar sua lista de e-mails, múltiplas ofertas e aumentar sua conversão
  • O Imã Digital, entregando conteúdo de valor para construir a sua lista de emails

Clique Aqui e Baixe Agora o Guia Prático Gratuitamente.

Guia Prático Ferramentas Certas

 

COMPARTILHE


Sobre o Autor


Foto Autor

Marcos Barçante

Especialista em Vendas Online, desde 2000 desenvolvendo negócios e agora quer te ajudar a vender MAIS pela internet todos os dias. [Saiba mais]

Paginação entre posts

Posts Relacionados


Não há posts relacionados.

Comentários


Comments are closed.

#